Uma Delegação da Província Autónoma de Trento (PAT) acaba de visitar, entre 19 e 20 de Julho, as actividades desenvolvidas pela ONG Consórcio Associações com Moçambique (CAM) no distrito de Caia, província de Sofala.

Composta pela assessora da PAT Sara Ferrari e director das relações internacionais Raffaele Farella, a equipa foi acompanhada pelo presidente do CAM Paolo Rosatti que apresentou, no terreno, todos projectos implementados por esta Organização no âmbito do programa de cooperação descentralizada entre a província de Trento (Itália) e a província de Sofala (Moçambique) no distrito, para além de manter encontro de cortesia com o Administrador do distrito de Caia, a delegação visitou a escola profissional agropecuária de Caia (EPAC) e o hospital distrital de Caia (HDC), dois dos projectos que actualmente estão sob gestão pública.

Igualmente visitou o projecto das escolinhas comunitárias, que oferece educação pré-escolar à crianças de 3-5 anos, e dos cuidados domiciliários integrados (CDI) que presta assistência clínica e social à pessoas padecendo de várias doenças ao nível das comunidades de Caia e arredores. Nestas e nas demais actividades visitadas, a delegação Trentina dialogou directamente com os beneficiários dos projectos e os vários actores e parceiros de implementação.

Outra escala da visita foi a Casa de Saúde, sede da associação Mbaticoyane, que desenvolve actividades de sensibilização para prevenção de HIV-SIDA e outras doenças. Aqui, a delegação da província de Trento manteve um pequeno encontro com os membros da associação, no qual recebeu explicaçõ es sobre as actividades desenvolvidas em prol das comunidades para, logo a seguir, testemunhar a entrega oficial de dez bicicletas a igual número de activistas dos CDI, para assistência domiciliária às comunidades.

Sessão de informações sobre os projectos de microcrédito, Caixa Financeira de Caia e Planificação territorial no distrito de Caia, bem como uma breve visita ao campo agrícola apoiado pelo projecto Somica, foram outras escalas da visita que foi considerada importante, por ter permitido a PAT ver no terreno o andamento das actividades implementadas ao longo dos mais de 16 anos de cooperação com o distrito de Caia.

Julai Jone

Julho 2017